Atenção à saúde feminina vale importante prêmio internacional à SAS Brasil

O trabalho de atenção à saúde pública da SAS Brasil, nascida a partir do Sertões há 12 anos, acaba de receber mais uma importante distinção internacional. A organização social foi premiada pela Action for Women’s Health, chamada global liderada pela Lever for Change e financiada por Pivotal, grupo de organizações de impacto fundado por Melinda French Gates.

A iniciativa destina US$ 250 milhões a soluções transformadoras que promovem a saúde física e mental de mulheres e meninas em todo o mundo. Mais de 4 mil organizações de 119 países se inscreveram, e cerca de 80 foram selecionadas após rigoroso processo de avaliação por especialistas e pares. Entre elas, apenas a SAS Brasil representa o Brasil, reforçando o reconhecimento global da inovação social em saúde desenvolvida no país e seu impacto na vida de mulheres e meninas.

Desde 2013, a SAS Brasil atua para reduzir desigualdades no acesso à saúde no país, levando atendimento médico especializado a comunidades de baixa renda e regiões remotas. Criada por duas mulheres (Adriana Mallet e Sabine Bolonhini) que acreditavam no poder da empatia e da tecnologia para transformar vidas, a instituição cresceu e se tornou referência em inovação social, com unidades móveis e plataformas de telessaúde que oferecem desde prevenção e diagnóstico até tratamento, impactando diretamente as filas do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram beneficiadas em 350 cidades de 24 estados brasileiros.

Com o reconhecimento da Action for Women’s Health, a SAS Brasil entra em uma nova fase de expansão de impacto, guiada por três pilares estratégicos:

  • Escalar o cuidado com a saúde da mulher, ampliando o alcance das ações no Brasil e no mundo;
  • Promover inovação e ampliar impacto, enfrentando antigos desafios com novas soluções em eficiência e equidade;
  • Garantir sustentabilidade a longo prazo, fortalecendo o modelo institucional e financeiro da organização.

“Esse reconhecimento marca o início de uma nova fase na história da SAS Brasil. Começamos com o sonho de levar saúde a quem mais precisa – e hoje mostramos que é possível unir empatia, ciência e gestão para gerar impacto real e sustentável. Ser reconhecida em um prêmio global dessa magnitude reforça que o trabalho feito no Brasil pode inspirar o mundo”, afirma Sabine, CEO da SAS Brasil.

“A conquista representa um novo momento para a SAS Brasil. É o reconhecimento de uma trajetória construída com propósito e colaboração, que agora ganha força para ampliar o impacto e gerar novas oportunidades de transformação. Uma história que nasceu de mulheres e se tornou um legado coletivo, inspirando outras iniciativas de inovação social em saúde”, destaca Adriana, CMO da SAS Brasil.

A Action for Women’s Health é uma iniciativa global de financiamento de impacto que apoia organizações comprometidas em melhorar a saúde física e mental de mulheres e meninas. Liderada pela Lever for Change, afiliada à Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, e financiada pela Pivotal, o programa busca acelerar soluções escaláveis e sustentáveis de saúde e equidade de gênero em todo o mundo.