
Brasileiros concluem o Dakar 2025. Lucas Moraes vence a última etapa
Missão cumprida pelos cinco brasileiros que enfrentaram o desafio do Rally Dakar 2025, mais uma vez com uma participação de destaque. Os pilotos e navegadores que representaram o país na prova que abriu o Mundial de Rally Raid (W2RC), na Arábia Saudita, deixaram para trás um percurso de 7.800 quilômetros, dos quais 5.200 cronometrados, com um retrospecto que inclui vitórias de etapa e um pódio na classificação final da categoria Challenger (UTV T3).
Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR T1+ Evo / Toyota Gazoo Racing) já haviam vencido a sétima etapa e, no último dia de disputa, foram os mais rápidos novamente (os competidores encararam uma especial de 61 km com largada e término em Shubaytah). O tricampeão do Sertões fechou o Dakar em 15° na geral dos carros e 14° na Ultimate (T1+), limitado por problemas mecânicos que o impediram de brigar pelo pódio final. Ainda assim, somou pontos importantes para o W2RC.
“Foi muito bom terminar este Dakar com mais essa vitória, somando dois primeiros lugares neste ano e três na minha carreira desde a minha estreia, em 2023. O resultado na classificação geral ficou aquém do que a gente esperava, porque tivemos aquele problema na sexta etapa e também alguns erros. Mas o Dakar é assim mesmo, é uma curva de aprendizado. Estão aqui os melhores pilotos, navegadores e equipes do mundo. E o Dakar é o Dakar: sempre mega difícil, às vezes meio insano. Mas é um desafio grandioso para qualquer piloto e queremos voltar ano que vem, ainda mais fortes e bem preparados”, resumiu Lucas.
Vencedor do Sertões 2023 entre os carros, Marcelo Gastaldi levou o Century CR7 T1+ da equipe Century Racing à 20ª posição final (15ª na Ultimate). O piloto radicado em Manaus estreou no Dakar a parceria com Adrien Metge, dono de dois títulos do Sertões nas motos (2021 e 2024). Problemas na terceira etapa atrasaram a dupla, que chegou a cair para o 62° posto no acumulado, mas se recuperou a seguir, com um sétimo e dois décimos lugares como melhores resultados.
De volta ao Dakar após um quarto de século, Marcos Ermírio de Moraes, o MEM (Toyota Hilux Overdrive / MEM Motorsport – Overdrive) cumpriu o objetivo de terminar entre os 30 primeiros nos carros. Ao lado de Maykel Justo, o organizador do Sertões por mais de duas décadas e pai de Lucas Moraes fez uma prova sólida, mesmo com alguns contratempos na reta final.
Conquista
Cadu Sachs foi o responsável por mais uma presença brasileira no pódio do Dakar. O navegador paulista, filho do diretor de Segurança do Sertões, Du Sachs, e até 2024 diretor de prova do Sertões MTB, iniciou a parceria com o português Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max / Red Bull Off-Road Junior Team USA) com a segunda posição final na classe para os UTVs protótipos. Embora o piloto de 24 anos fizesse sua estreia no Dakar, mostrou talento de veterano e contou com a experiência de Cadu (em sua quarta participação) para que a dupla superasse adversários bem mais experientes. O título na categoria ficou com os argentinos Nicolás Cavigliasso / Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max / BBR).
Campeões
O Dakar 2025 consagrou dois campeões inéditos. Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) fez uma prova impecável, dominando desde as primeiras etapas, para superar o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 RALLY / Monster Energy Honda HRC), com o francês Adrien Van Beveren (Honda CRF 450 RALLY / Monster Energy Honda HRC) completando o pódio.
Já entre os carros, apesar da presença das equipes oficiais Toyota, Ford, Mini e Dacia (Grupo Renault), coube a um piloto privado terminar à frente. Correndo em seu país, Yazeed Al-Rajhi, ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk, levou a Toyota Hilux Overdrive T1+ à vitória. Para Gottschalk foi a segunda conquista, após vencer em 2011 com Nasser Al-Attiyah.
Segunda posição para os sul-africanos Henk Lategan / Brett Cummings (Toyota GR Hilux DKR T1+ Evo / Toyota Gazoo Racing SA). Mattias Ekstrom / Emil Bergkvist levaram o novo Ford Raptor T1+ à terceira posição, à frente de Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Dacia Sandrider / Sandriders).
Nos caminhões, segunda conquista consecutiva dos checos Martin Macik / Frantisek Tomasek / David Svanda (Iveco Powerstar / MM Techonology). Já na categoria SSV (UTV T4), vitória dos norte-americanos Brock Heger / Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport/ Sebastien Loeb Racing – Polaris Racing).