Brasileiros conquistam pódio inédito no Mundial de Rally Raid

Rodrigo Gini

Pódio inédito em dose dupla para o Brasil no Mundial de Rally Raid (W2RC), iniciado em 2022. Ao fim do Rally do Marrocos, quinta e decisiva prova da temporada, Lucas Moraes (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Toyota Gazoo Racing) confirmou, ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, a terceira posição do campeonato nos carros (Ultimate T1+).

Nem mesmo o problema mecânico na terceira etapa que atrasou a dupla na classificação final (10º lugar) do rally os impediu de chegar ao resultado, que ajudou a Toyota a vencer o Mundial entre os Construtores. O piloto paulista, tricampeão do Sertões, venceu cinco etapas ao longo do ano, uma delas no Dakar.

O título, de forma consagradora, ficou com Nasser Al-Atiyah / Edouard Boulanger. O piloto do Qatar e o navegador francês começaram o ano em carros separados, se juntaram após o Dakar e, até o Rally do Marrocos, andaram com o Prodrive Hunter T1+, à espera da estreia do Dacia Sandrider T1+. Com ele, venceram a prova marroquina, à frente dos companheiros de equipe Sebastien Loeb / Fabien Lurquin.

Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR / Yazeed Racing) ficaram com o vice-campeonato no W2RC. Ainda na Ultimate, Marcos Baumgart / Kleber Cincea fecharam o Rally do Marrocos na 11ª posição.

Terceira posição também para Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR), na Challenger (UTV T3). Depois de abandonarem a quarta etapa do rally marroquino, os vencedores do Sertões 2023 nos carros voltaram nesta sexta-feira com a terceira posição na especial de 273 km em torno de Mengoub. Somaram assim pontos suficientes para concluir o campeonato no pódio. Título para Rokas Baciuska (Can-Am) entre os pilotos e a argentina Valentina Pertegarini (Taurus) entre os navegadores.

Moto

Desfecho inédito também nas motos, com a conquista de Ross Branch e da indiana Hero. O piloto de Botsuana administrou bem no Marrocos a vantagem na pontuação para superar o francês Adrien van Beveren (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) no campeonato.

O australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) confirmou a vitória entre as motos no Rally do Marrocos, à frente de Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) e de Luciano Benavides (KTM 450 Rally / Red Bull KTM).