
Campeões do Sertões de máquina nova na terceira prova do Mundial
Dois campeões do Sertões terá a missão de estrear uma nova máquina na principal categoria do Rally Raid internacional (Ultimate T1+). Vencedores do maior rally das Américas nos carros em 2021, Marcos Baumgart e Kleber Cincea disputarão o South African Safari Rally, terceira prova do Mundial 2025 (W2RC), entre os próximos dias 18 e 24, a bordo da Ranger NWM Evo Plus.
O modelo é a mais recente criação da Neil Woolridge Motorsport, tradicional fabricante sul-africano. Parte de uma linhagem que contou, entre outros, com a Ranger V8 T1, trazida para o Brasil pela X Rally, dos irmãos Baumgart, e fabricada em escala no país – ainda hoje é presença constante no Sertões, nas categorias Ultimate T1 e Ultimate BR.
O modelo traz o visual da Ford Ranger e o conhecido motor V6 3.5 litros EcoBoost, o mesmo que equipa o Prodrive Hunter. Em relação à versão Evo, o chassi foi redesenhado e está mais estreito que o antecessor, com o propulsor recuado. Carenagens extensoras montadas nas laterais da dianteira e da traseira atendem à exigência do regulamento e permite a adoção dos 2,3m de largura total, com pneus aro 37.
Outra novidade é o uso do diferencial SADEV SP08, recentemente lançado. Além de ter dimensões menores que as do modelo fabricado pela NWM, conta com uma tecnologia que reduz o impacto e o desgaste sobre a transmissão durante o uso extremo.
Além de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, Gareth Woolridge (filho de Neil) e Boyd Dreyer disputarão o South African Safari Rally com outra NWM Evo Plus. Os brasileiros vêm do terceiro lugar na categoria T3 (UTV) no Abu Dhabi Desert Challenge.