
Campeões do Sertões encaram a segunda etapa do Mundial, em Abu Dhabi
Pouco mais de um mês após o término do Dakar, a disputa pelos títulos do Mundial de Rally Raid (W2RC) recomeça, novamente no Oriente Médio, com a segunda das cinco provas do calendário: a 34ª edição do Abu Dhabi Desert Challenge (ADDC). A partir deste sábado (22) e até quinta-feira (27), motos, UTVs, quadriciclos, carros e caminhões encaram cinco etapas através do deserto Rub’Al Khali. Entre os inscritos, três brasileiros, todos campeões do Sertões.
Dono de três títulos no maior rally das Américas (2019, 2022 e 2024), Lucas Moraes luta por pontos importantes para a classificação do W2RC ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, com a Toyota GR Hilux DKR T1+ do time oficial Gazoo Racing. No Dakar, a dupla venceu duas etapas, mas problemas mecânicos impediram uma melhor posição na classificação final – fecharam em 15° na geral dos carros.
Mais uma vez o paulista enfrentará rivais de peso. Atual campeão do W2RC, Nasser Al-Attiyah e o navegador francês Edouard Boulanger alinham com o Dacia Sandrider T1+ desenvolvido pela Prodrive. Mesmo caso dos companheiros de time Sebastien Loeb / Fabien Lurquin. Vencedores do Dakar, Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Yazeed Racing) largam para manter a hegemonia na temporada.
A Ford não conta com Carlos Sainz / Lucas Cruz, mas Matthias Ekstrom / Emil Bergkvist e Mitch Guthrie / Kellon Walch comandam os novos Raptor T1+ da fábrica norte-americana. Presença também da Mini X-Raid, com dois exemplasres do JCW Rally 3.0 T1+ comandados por Guillaume de Mevius e João Ferreira.
Mudança
Depois de disputarem a temporada passada do W2RC com um Prodrive Hunter T1+, Marcos Baumgart / Kléber Cincea, campeões do Sertões 2021 nos carros, desta vez estão inscritos na Challenger (UTV T3), com um Taurus T3 Max. A equipe X Rally, dos Baumgart, colocou os dois Hunter à venda, o que indica uma mudança de rumo para este ano. Entre seus adversários na categoria estão os argentinos Nicolás Cavigliasso / Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max / BBR), campeões do Dakar.
Nas motos, presença do esquadrão Honda Racing, com quatro de seus pilotos – Adrien van Beveren (vencedor em 2023); Tosha Schareina, Skyler Howes e Ricky Brabec. O chileno Pablo Quintanilla se recupera de uma queda no Dakar. A Hero conta com Ross Branch, atual campeão mundial, e José Ignacio Cornejo. O argentino Luciano Benavides e o espanhol Edgar Canet representam o time de fábrica da KTM.
A cidade de Al-Ain será a base do Abu Dhabi Desert Challenge mas, neste ano, a prova também levará os competidores a Mzeer’ah.