Carlos Sainz conquista vitória inédita para a Ford no Rally do Marrocos

Mais uma vitória inédita no Rally do Marrocos, quinta e decisiva prova do Mundial de Rally Raid (W2RC). Desta vez da Ford, com seu Raptor T1+. Carlos Sainz e Lucas Cruz levaram o protótipo da marca norte-americana à primeira posição na quarta etapa, disputa em laço em torno de Mengoub, com 315 quilômetros cronometrados.

Os espanhois superaram Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Yazeed Racing) por 2min46 em um dia exigente, com uma especial rápida e sinuosa de bastante navegação e pouca margem a erros. Desenvolvido pela M-Sport, parceira da Ford também no WRC, o Raptor T1+ está inscrito na categoria Experimental – o objetivo principal do time, que também conta com Mattias Ekstrom / Emil Bergkvist é prosseguir o desenvolvimento do carro para o Dakar 2025.

O terceiro lugar do dia permitiu a Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Dacia Sandrider T1+ / Sandriders) manterem a liderança do Rally do Marrocos. Estão 9min12 à grente de Guillaume de Mevius / Mathieu Baumel (Mini JCW T1+ / X-Raid Mini). Al-Attiyah larga nesta sexta-feira para confirmar o título mundial.

O tricampeão do Sertões Lucas Moraes e o espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Toyota Gazoo Racing) fizeram uma etapa de recuperação depois dos problemas do dia anterior. Mesmo obrigados a fazer várias ultrapassagens por largarem mais atrás, fizeram o quinto melhor tempo (a 6min06 de Sainz). Estão em 12º na categoria Ultimate, em busca da terceira posição final na temporada do W2RC. Já Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) ocupam o 11º lugar na soma das quatro etapas.

Problemas

Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) voltaram a enfrentar problemas e, desta vez, não completaram o estágio. Quinta posição para Enio Bozzano que, no Marrocos, navega para Khalifa Al-Attiyah, irmão de Nasser, em outro Taurus T3 Max.

A quinta-feira garantiu, de forma matemática, o título mundial entre os navegadores para a argentina Valentina Pertegarini.

Motos

Nas motos, a eficiência na navegação levou o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) a vencer pelo segundo dia consecutivo, mesmo sendo o primeiro a largar. Vários dos primeiros colocados se perderam a 20 km do fim da especial, o que também ajudou o chileno Ignacio Cornejo (Hero 450 Rally / Hero Motosport) a ficar com a segunda posição na etapa.

“Chucky” Sanders lidera na geral, agora confortáveis 21min44 à frente de Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda). Muito próximo do título mundial inédito, Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport) é o quinto colocado, logo atrás do principal rival, Adrien van Beveren (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda).

Os vencedores do Rally do Marrocos e do W2RC serão conhecidos nesta sexta-feira, após a quinta etapa, com 376 km (273 cronometrados), novamente em formato de laço em volta de Mengoub.