Carro estreante vence primeira etapa do Rally do Marrocos, pelo Mundial

Rodrigo Gini

Estreia vitoriosa para o buggy Dacia Sandrider T1+ no Mundial de Rally Raid (W2RC). O modelo desenvolvido pela britânica Prodrive para a subsidiária da Renault dominou a primeira das cinco etapas do Rally do Marrocos, quinta e decisiva prova do campeonato, nas mãos de Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger.

O piloto do Qatar e o navegador francês foram os mais rápidos na etapa em laço com largada e chegada em Zagora. O trecho cronometrado foi encurtado e os horários de largada atrasados depois dos problemas enfrentados pela caravana no domingo. As fortes chuvas na região dificultaram o deslocamento dos veículos e dos times de Marrakesh, onde foi disputado o Prólogo, e Zagora.

Al-Attiyah, que lidera o Mundial, superou Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR / Yazeed Racing) por 1min39. Terceira posição para mais um estreante: o Ford Raptor T1+ de Carlos Sainz / Lucas Cruz, inscrito na categoria Open / Experimental, por ainda não estar homologado.

Sétima posição na Ultimate e 11ª na geral para Lucas Moraes / Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing), a 11min31 de Al-Attiyah. O tricampeão do Sertões, que luta pelo terceiro lugar na classificação do Mundial, perdeu tempo na parte final da especial.

Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) fecharam o estágio no 13º lugar da Ultimate.

Challenger

Dia complicado para Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) na Challenger (UTV T3). Os vice-campeões nos carros do Sertões BRB perderam 1h14min em relação aos vencedores da categoria Michal Goczal / Diego Gil (Taurus T3 Max / Energylandia) – 28ª posição na etapa. Ao lado de Khalifa Al-Attiyah, Enio Bozzano (Taurus T3 Max / QMMF) foi o 19º.

Candidato fora

A equilibrada disputa pelo título mundial nas motos perdeu de entrada um de seus candidatos. Vencedor do Dakar e vice-líder da temporada, Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) lesionou um joelho no trecho de dunas e, diante do risco de ruptura ligamentar, foi orientado pela equipe a abandonar a prova.

Melhor para o líder da temporada Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport). Vencedor do dia, o piloto do Zimbábue deu mais um passo rumo ao título inédito. Oitava posição para Adrien Van Beveren (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda), que se tornou agora a aposta única da marca japonesa para suceder o argentino Luciano Benavides como campeão mundial.

Nesta terça-feira (8) pilotos e navegadores voltam a acelerar em torno de Zagora, com mais um percurso em laço. Serão 427 quilômetros, com 314 cronometrados.