Descubra Goiânia

Uma cidade planejada, hospitaleira, com qualidade de vida e que se destaca por contar com o maior índice de área verde por habitante do Brasil (94m2), quase oito vezes acima do indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Capital de Goiás, encravada no Planalto Central, Goiânia é também a capital verde do país, repleta de atrações culturais e turísticas.

Sua história se inicia na década de 1930 do século XX quando Pedro Ludovico, interventor nomeado pelo presidente Getúlio Vargas após a revolução, iniciou estudos para transferir a capital de Goiás Velho para um novo local. Uma área às margens do Córrego Botafogo foi escolhida e, em 24 de outubro de 1933, houve o lançamento da pedra fundamental. As construções em Art Deco prevaleceram nos primeiros anos, a ponto de fazer de Goiânia hoje a dona do segundo maior acerto do planeta neste estilo arquitetônico.

Nos primeiros anos, o povoamento foi relativamente modesto, até que o início das obras para a construção de Brasília e o esforço para interiorização do país trouxeram novo impulso à cidade, que, a partir de 1955, passou a experimentar um crescimento rápido. De acordo com IBGE (2024), sua população é de 1,5 milhão de habitantes.

Como chegar

O acesso a Goiânia por via aérea se dá pelo Aeroporto Santa Genoveva (GYN), a apenas 8 quilômetros do Centro. Por via terrestre, a cidade está a 208 km de Brasília pela BR-060. A Rodoviária da cidade oferece ligações por ônibus para todos os estados e o Distrito Federal.

Onde ficar

Goiânia conta com uma ampla rede hoteleira, oferecendo unidades de redes nacionais e internacionais e opções para todos os orçamentos.

O que comer

A culinária goiana combina sabores e sensações fortes, valendo-se de ingredientes regionais como Pequi; Guariroba, a castanha de Baru e os peixes de água doce. Em uma visita a Goiânia, não deixe de experimentar o Empadão Goiano (recheio de frango, linguiça, queijo, ovos); a Galinhada e a Matula. Uma atração à parte são os Pit Dogs, lanchonetes de rua espalhadas por toda a cidade, com seus sanduíches caprichados. Não faltam também opções de gastronomia nacional e internacional para todos os gostos.

O que fazer

Feira Hippie

Atualmente localizada na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária a Feira Hippie é a maior do país, com quase 7 mil expositores cadastrados. Aos sábados e domingos, eles oferecem produtos de confecção; artesanato, calçados, artes plásticas e artigos regionais, atraindo visitantes de todo o país.

Parques municipais

São nada menos que 32 parques municipais e bosques, o que ajuda a dar uma dimensão da cobertura verde de Goiânia. O Jardim Botânico; o Parque Flamboyant e o Bosque dos Buritis são ótimas opções para uma caminhada; um momento de descanso e contemplação. Mais antigo deles, o Lago das Rosas abriga o Jardim Botânico da cidade.

Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Desde 1981 situado no Bosque dos Buritis, o MAG conta com um rico acervo de diferentes linguagens artísticas, em que se destacam obras dos goianos Siron Franco e Amaury Menezes; além de Antônio Poteiro, português radicado na cidade, e do Frei Confaloni, introdutor do Modernismo em Goiás.

Estação Cultura

A antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950 e funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. Ela é um dos mais importantes edifícios representativos do Acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2002. Restaurada pela Prefeitura em conjunto com o Iphan, foi transformada em Centro Cultural e hoje abriga o Museu Frei Nazareno Confaloni em homenagem ao religioso que se tornou um dos mais importantes nomes do campo das artes plásticas, nos anos 1950.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Projetado pelo lendário arquiteto que lhe dá o nome e inaugurado em 30 de março de 2006, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais situado na Região Sul. Conta com um teatro, um museu, uma biblioteca e um monumento aos direitos humanos.