Decisão do Mundial fica para o último dia no Marrocos. Lucas no páreo

A decisão do título mundial de Rally Raid (W2RC) entre os carros ficou mesmo para o último dia do Rally do Marrocos e do campeonato. Lucas Moraes, tricampeão do Sertões, chega mais do que vivo na disputa. Os 249 quilômetros cronometrados da quinta etapa da prova, em torno de Erfoud, nesta sexta-feira (17), vão determinar quem fica com a taça. Com inúmeros detalhes e possibilidades para fazer a diferença.

Nesta quinta, Lucas e o navegador espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR Evo / Gazoo Racing) ficaram com a terceira posição na quarta etapa, também realizada em laço, com largada e chegada em Erfoud. Um lugar à frente do líder do Mundial Nasser Al-Attiyah, em dupla com Fabien Lurquin (Dacia Sandrider / Sandriders).

Sebastien Loeb / Edouard Boulanger, companheiros de time de Nasser, foram os mais rápidos. Com os pontos distribuídos no dia, o catariano chegou a 149 na classificação do W2RC, 10 a mais que o brasileiro.

Na geral do Rally do Marrocos, Loeb / Boulanger lideram, 3min38 à frente de Lucas / Armand. Nasser / Lurquin aparecem em quarto. Começam então as contas. Na etapa final serão distribuídos pontos para os cinco primeiros (5-4-3-2-1) e ainda haverá o Power Stage, uma especial curta que premiará os três melhores (3-2-1). A principal pontuação, no entanto, virá da classificação da prova.

Mantidas as posições atuais e sem os pontos de etapa, Nasser somaria 166 pontos, dois a mais que Lucas. Situação que pode mudar completamente – e aí vale a torcida para que o piloto da Toyota volte a superar o rival no dia. O jogo de equipe também pode fazer a diferença, caso Henk Lategan / Brett Cummings, Seth Quintero / Andrew Short e Saood Variawa / François Cazalet terminem à frente do multicampeão da Dacia.

Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Toyota Hilux IMT / SVR) também seguem na prova. Os vencedores do Sertões Petrobras 2025 nos carros ocupam a 22ª posição geral.

Vitória brasileira

A quinta-feira foi de vitória brasileira na classe Challenger (UTV T3). Ao lado da saudita Dania Akeel, o navegador Cadu Sachs (campeão do Sertões 2023 nos carros) dominou a etapa, a bordo de um Taurus T3 Max da equipe BBR.

Outro vencedor do Sertões Petrobras se destaca no Rally do Marrocos. Depois do segundo lugar do dia, Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy HRC) assumiu a liderança geral nas motos. O espanhol aparece agora 1min38 à frente do campeão mundial antecipado Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM).