Descubra Bom Jesus da Lapa
Localizada no oeste da Bahia, a 796 quilômetros da capital, Salvador, Bom Jesus da Lapa tem sua história intimamente ligada à Gruta do Bom Jesus, que deu nome à cidade, nascida nas terras da Fazenda Morro. Depois das primeiras visitas de exploradores à região ainda no Século XVI, o português Francisco de Mendonça Mar, artista plástico de ofício, se estabeleceu no local como um monge e ali surgiu um santuário, que hoje recebe uma das principais romarias do Brasil.
Elevada à condição de vila em 1890, Bom Jesus da Lapa se tornou município em 1923. Está localizada em uma área de transição entre Cerrado e Caatinga, na margem do Rio São Francisco. De acordo com o Censo 2022 (IBGE), sua população é de 65.550 habitantes. Além do turismo religioso, outra importante fonte de renda vem da agricultura irrigada, com destaque para banana, cana-de-açúcar e mandioca.
Como chegar
O acesso rodoviário a Bom Jesus da Lapa a partir de Salvador é feito pela BA-026. A cidade também se liga a Brasília, por meio da BR-020. O Aeroporto Glauber Rocha (VDC), de Vitória da Conquista, a 205 quilômetros de distância, é a referência para voos comerciais.
Onde ficar
Em razão da movimentação provocada pela romaria e as visitas à Gruta do Bom Jesus, a cidade oferece uma ampla rede hoteleira (mais de 11 mil leitos), com opções de pousadas e sítios que permitem o aluguel por temporada.
O que comer
O grande destaque da gastronomia de Bom Jesus da Lapa é a moqueca de peixe (de água doce), preparada e servida em panelas de barro. O surubim frito (especialmente nos bares e restaurantes da região da Barrinha) e a farofa de cuscuz também merecem ser experimentados.
O que fazer
Morro da Lapa
Com suas 15 grutas, é o principal ponto de visitação da cidade e sede do Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade que, anualmente, recebe milhares de peregrinos e visitantes. As romarias mais conhecidas são a da Terra e das Águas (primeiro fim de semana de julho); a Festa do Bom Jesus (29 de julho a 6 de agosto) e a romaria de Nossa Senhora da Soledade (15 de setembro). O alto do morro oferece visão privilegiada de toda a região e, em especial, do Rio São Francisco. Destaque ainda para a Torre da Lapa, de inspiração medieval, e concluída em 1952.

Barrinha
À beira do Velho Chico, a região conta com bares e restaurantes em que os pratos a base de peixe são a principal atração. Também é dela que partem os passeios de barco pelo rio, bem como é possível se banhar em seu entorno.
Mercado Municipal
Nele é possível encontrar praticamente de tudo: carnes, temperos, frutas, legumes, farinhas, rapaduras, ervas medicinais e utilidades. Há ainda opções variadas de bares e restaurantes para uma refeição ou petisco.