Descubra Delmiro Gouveia

Delmiro Gouveia está localizada no sertão de Alagoas, a 304 quilômetros da capital, Maceió. Foi criada a partir do povoado de Pedra, que nasceu no fim do século XIX, em torno de uma estação ferroviária da companhia Great-Western Railway. Recebeu o nome do industrial e empreendedor que ajudou a desenvolver a região com a construção da primeira hidrelétrica do Nordeste (Angiquinho), aproveitando-se das águas do Rio São Francisco, e de uma fábrica de produtos de costura.

Em 16 de junho de 1952, Delmiro Gouveia deixou de ser distrito de Água Branca para se tornar município. Sua população atual é de 51.319 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. A cidade conta com uma característica interessante: faz divisa com três estados – Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Como chegar

O Aeroporto de Paulo Afonso (PAV), na Bahia, é o mais próximo com ligações comerciais regulares. Outra opção é o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (MCZ), em Maceió. A capital alagoana pode ser acessada através da BR-316 ou da AL-220.

Onde ficar

Delmiro conta com uma oferta hoteleira ampla, que inclui redes nacionais e opções de pousadas para quem quer explorar os cânions do São Francisco e os caminhos que os cercam.

O que comer

Pratos como o bode seco e o carneiro guisado com feijão verde na manteiga de garrafa e farofa d´água são tradicionais na culinária de Delmiro. O mesmo acontece com os peixes do Velho Chico; além da tapioca, do beiju, do sarapatel e dos bolinhos de milho. Não faltam opções para experimentar o que a região tem de melhor à mesa.

O que fazer

Cânions de Xingó

Numa área que se estende de Delmiro Gouveia a Olho d’Água do Casado e inclui os municípios de Piranhas, Canindé do São Francisco (SE) e Paulo Afonso (BA) o Rio São Francisco é margeado por paredões de rocha de mais de 30 metros de altura que compõem um belo cenário, em meio às águas verde-esmeralda. Xingó forma a quinta maior área de cânions navegáveis do mundo. É possível encontrar piscinas naturais, fazer passeios de barco e percorrer as trilhas de seu entorno, visitando áreas com registros de pinturas rupestres. Seu acesso se dá através de Piranhas ou Canindé de São Francisco. 

Museu Regional Delmiro Gouveia

A estação de trem que deu origem ao município foi transformada neste museu, que reúne artigos do acervo pessoal do industrial que batizou a cidade. Também conta com maquinários da indústria têxtil; documentos históricos e uma Maria-Fumaça usada na Estrada de Ferro Paulo Afonso.