Descubra Unaí
A mineira Unaí (termo de origem indígena que significa Águas Escuras) se tornou município em 1943, quando o então distrito se emancipou de Paracatu. A ocupação da região, no entanto, é bem mais antiga. Já no século XVI as bandeiras de conquista do interior brasileiro, em busca de metais preciosos, se estabeleceram nesta área. Seu povoamento teve início no século XVIII, com a exploração do ouro e fazendas de gado em torno do Rio Preto, que integra a Bacia do São Francisco.
Unaí está a 590 quilômetros de Belo Horizonte e a 164 de Brasília, o que proporciona uma situação curiosa: o Unaí Esporte Clube disputa habitualmente o Campeonato Brasiliense de Futebol. De acordo com o Censo de 2022, 86.619 pessoas habitam o município, que tem na agricultura e pecuária (terceira principal bacia leiteira do país) suas principais atividades econômicas.

Como chegar
A proximidade da capital federal faz com que o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) seja o acesso mais próximo por via aérea. A ligação rodoviária entre as duas cidades se dá pela BR-251. Já a BR-040 liga Unaí a Belo Horizonte – nos dois casos há linhas regulares de ônibus.
Onde ficar
Unaí apresenta ampla variedade de hospedagem, especialmente em sua região central. Há ainda opções de flats e hoteis-fazenda.
O que comer
Já que estamos em Minas, o visitante vai encontrar em Unaí pratos típicos do estado, como o frango com quiabo e angu; o feijão tropeiro (a cidade é uma das maiores produtoras da leguminosa no país) e a galinha caipira. Mas também há tradições próprias da cidade que merecem ser experimentadas. O biscoito frito de polvilho, ovos e queijo se tornou patrimônio local. As roscas são outra atração – sua história vem dos tempos em que o trajeto entre o então distrito e Paracatu era feito nos carros de boi e até hoje está ligada às Folias de Reis.
O que fazer
Grutas e cavernas
As formações geológicas da região merecem ser visitadas. A Lapa do Sapezal (ou Gruta da Moeda), de fácil acesso, conta com salões imponentes e recebe, no 1º de maio, a festa de São José Operário. A Gruta Bart Caue, ricamente ornamentada, conta com uma paisagem subterrânea impressionante.

Cachoeiras e lagos
Os amantes do turismo de aventura e das trilhas também contam com opções de cachoeiras para passeios. A da Vereda Funda, com queda d’água acessível ao banho, pode ser visitada tanto no topo quanto na parte baixa. A da Pindaíba tem águas cristalinas e geladas e um espaço que convida ao relaxamento. O Lago do Corredor, formado em uma antiga mineração de calcário (cercado pelo paredão de rocha) com águas transparentes, mornas e esverdeadas, proporciona um refúgio para quem busca aproveitar o contato com a natureza.
