Descubra Xique-Xique

Assim como Januária, Petrolina e Bom Jesus da Lapa, também no roteiro do Sertões 2025, a cidade baiana é banhada pelo Rio São Francisco. Tem população estimada em 47 mil habitantes e se localiza igualmente no semi-árido. Ganhou o nome graças à designação popular do cacto Pilosocereus Polygonus, abundante na região. Fundada em 1714, se emancipou politicamente em 1832.
A cidade conta com um sítio arqueológico (pinturas rupestres) de interesse histórico. Tem destacada produção agrícola, com lavouras de feijão, cebola e mandioca, entre outras. Integra ainda a APA Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco, criada para proteger as formações ecológicas e a rica biodiversidade da região.

Como chegar
Xique-Xique está a 580 quilômetros de Salvador, com acesso pela Rodovia BA-052. Os aeroportos Dom Ricardo Weberberger (BRA), em Barreiras; Senador Nilo Coelho (PNZ), em Petrolina e Governador João Durval Carneiro (FEC), em Feira de Santana são os mais próximos da cidade com ligações aéreas regulares.
O que comer
A culinária sertaneja dá o tom em Xique-Xique, com o bode; carne de sol, paçoca e a farinha de mandioca, mas também é possível saborear os peixes do São Francisco e pratos típicos da cozinha baiana.
O que fazer
Parque Aquático Ponta das Pedras
Administrado pela Prefeitura, oferece aos finais de semana e feriados piscinas de ondas, toboáguas, piscinas infantis, parque verde, quiosques e restaurantes.
Lagoa de Itaparica
Com 24 quilômetros de extensão, Itaparica é a principal lagoa marginal do Rio São Francisco, berçário de espécies de peixes como matrinxã, curimatã, mandi, piau, sarapó, sardinha e piaba. Depois de um longo período de estiagem, nos últimos anos voltou a apresentar aumento no volume de água.
Pinturas rupestres
A área localizada entre a Serra do Assuruá e a margem esquerda do Rio São Francisco apresenta mais de 120 sítios arqueológicos catalogados, dos quais cerca de 90 com inscrições e pinturas rupestres.