Em meio à lama, brasileiros avançam no Rally Raid Portugal

Segundo dos cinco dias de prova superado no Rally Raid Portugal, terceira etapa do Mundial de Rally Raid (W2RC). Como na véspera, os competidores tiveram de lidar com a lama e a terra pesada em boa parte da especial de 124km, com largada e chegada em Grândola. Consequência das chuvas do começo da semana.

A forte neblina, aliás, atrasou a largada de motos, carros, UTVs e quadriciclos. E a piora do terreno levou a direção de prova a interromper o estágio por volta das 14h30 locais. Pilotos e navegadores que não completaram todo o percurso receberam tempos atribuídos pela organização, conforme o regulamento.

Nos carros, o dia foi de Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Prodrive Hunter T1+ / Nasser Racing). O piloto do Catar e o navegador francês assumiram a liderança, 20s à frente de Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR / Yazeed Racing).

Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) foram os melhores brasileiros, com o quinto tempo. Terminaram logo à frente de Lucas Moraes / Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR / Gazoo Racing). Cristian Baumgart / Gustavo Gugelmin (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) fecharam em nono.

No acumulado, Lucas Moraes é o quinto, a 3min10 de Al-Attiyah. Marcos Baumgart aparece em sétimo (a 7min27), e Cristian Baumgart é o décimo (a 9min53).

UTV

Na classe Challenger dos UTVs, vitória de Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Taurus T3 Max/BBR). O nove vezes campeão do WRC mostrou todo seu talento ao conseguir o segundo melhor tempo nas quatro rodas.

Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max/BBR) enfrentaram problemas, perderam 42min09 e fecharam a especial na 19ª posição, a mesma que ocupam no acumulado do Rally Raid Portugal. Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti (Overdrive OT3 / G Rally) não completaram o estágio.

Nesta sexta a competição parte de Grândola rumo à cidade espanhola de Badajoz, na província de Extremadura. Pela frente, a mais longa especial do rally, com 388km. Os vencedores serão conhecidos domingo (7).