
Em último treino para o Dakar, Lucas Moraes se destaca na Baja Dubai
Atual tricampeão do Sertões BRB, Lucas Moraes mostrou que chegará afiado à sua terceira participação no Dakar (3 a 17 de janeiro). Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, ele participou da Baja Internacional de Dubai, etapa final da Copa do Mundo de Baja FIM / FIA, como última preparação para a prova de abertura do Mundial de Rally Raid (W2RC). O objetivo da Toyota Gazoo Racing foi testar e validar as novidades na Toyota GR Hilux DKR Evo T1+ em condições próximas às que serão enfrentadas nos desertos da Arábia Saudita. Por isso, o brasileiro foi inscrito na categoria Experimental, assim como o companheiro de time Seth Quintero.
Lucas foi o mais rápido do prólogo que definiu a ordem de largada para a especial de 190 quilômetros do sábado, atravessando o Deserto de Al Qudra. Nela também conquistou a vitória, sinônimo de liderança na classificação geral.
No domingo, os competidores nos carros, motos e UTVs encararam o mesmo percurso, desta vez em sentido invertido. Por volta do km 70, um problema na suspensão obrigou o brasileiro a abandonar a disputa, abrindo caminho para a vitória de Nasser Al-Attiyah / Pablo Moreno (Taurus T3 Max). Como ponto positivo, além do bom desempenho, o fato de que o contratempo veio em um momento que permite os ajustes necessários pela equipe para que não se repita no Dakar.
“Foi um dia difícil, claro, mas nos outros dias o carro se comportou muito bem. Tivemos em Dubai as condições ideais para testar o carro antes do Dakar. E esses problemas fazem parte. Temos um bom conjunto para enfrentar o deserto em janeiro e até lá o carro vai estar pronto para seguirmos em busca de um pódio ou outro bom resultado para o Brasil”, resumiu Lucas.