TBT Sertões: sonho de ser parte do rally se torna realidade

Mais uma quinta-feira e, com ela, chega o TBT Sertões, que relembra histórias que ajudaram (e ajudam) a construir a trajetória de nossas três verticais esportivas: rally, mountain bike e kitesurf. Momentos especiais, que vão além da competição pura e simples, e revelam lados muitas vezes desconhecidos de cada prova. Desta vez, um sonho que se tornou realidade no coração do Brasil.

O maior rally das Américas não é feito apenas de carros de milhões, patrocinadores de peso e competidores campeões no Brasil e no mundo. Muitas equipes e amantes do off-road se organizam e esperam por anos para terem uma chance de fazer parte do Sertões, mesmo que como membro de apoio das equipes, seja como motorista, cozinheiro ou faz-tudo. Uma dessas histórias aterrissou na 32º edição do evento (2024) personificada pelo representante comercial da cidade de Ouro (SC), Kassiano Kerber. Para ele, viver a atmosfera do Sertões BRB é a realização de sonho de criança.

Kako, como é mais conhecido pelos amigos do off-road, começou sua história nos jipes e trilhas aos 14 anos como zequinha, aquele que vai como passageiro dos carros. “Depois foi criado o Jeep Clube na minha cidade, aprendi a ser navegador e mais tarde comprei um jipe e comecei a participar de competições no meu estado. Já pude comemorar alguns títulos de rally regularidade em categorias diferentes e organizei campeonatos, mas meu sonho sempre foi conhecer o Sertões. Muitos amigos da minha região participam e eu sempre tentava vir com um ou outro, mas nunca dava certo. Neste ano o Júlio Bonotto e o Bruno Tesser (dupla de competidores da categoria UTV) me convidaram e estou aqui conhecendo esse ‘bicho grande’, me divertindo e aprendendo”, contou.

Vivendo o off-road desde criança, Kassiano mobilizou família e amigos que estão acompanhando a realização desse sonho. Através de um grupo no WhatsApp ele divulgou cada momento que está vivendo no maior rally das Américas e encheu os olhos de lágrimas quando contou de uma carta que a esposa escreveu para ele antes da viagem. “Ela sabe o quanto eu esperei por isso e como é a realização de um sonho na minha vida. Não tenho palavras para agradecer todo o apoio que recebi da minha família para estar aqui hoje”, disse.

Enquanto os competidores lutam pelos melhores tempo, o Sertões BRB também respira outras histórias. Para Kako, o resultado da equipe no ranking da competição é o que menos importa. “O resultado é o companheirismo, conhecer as pessoas, fazer amizades, todo o dia a gente aprende algo diferente e conhece gente nova. Hoje estamos aqui realizando um sonho de criança e quem sabe um dia conseguimos participar como navegador. Estar aqui no Sertões BRB faz passar um filme da minha vida na cabeça.”

Próximo de completar 40 anos, Kako começou a aventura antes mesmo de chegar em Brasília. Ele nunca tinha viajado de avião e esse foi o primeiro desafio antes de aterrissar no maior rally das Américas. “Quem gosta de rally também tem medo de outras coisas né?”, brinca. “Para mim foi tudo muito diferente, estou realizando vários sonhos em um só evento. Eu só tenho que agradecer. Sou uma criança realizando um sonho. Todo dia de manhã eu agradeço porque isso aqui pra mim é a história de uma vida e eu espero que continue por muito tempo ainda”, encerra.