
Lucas Moraes avança e ganha posição no Rally do Marrocos, último do Mundial
O sonho do título mundial de rally raid segue vivo para Lucas Moraes, e agora com um novo cenário. O tricampeão do Sertões, ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, se tornou a aposta obrigatória da Toyota nesta terça-feira (14) após a segunda etapa do Rally do Marrocos, que fecha a temporada do W2RC. O que justifica ainda mais a decisão do brasileiro de ignorar as ordens da equipe Gazoo Racing no último dia do BP Ultimate Rally Raid Portugal. Na ocasião, ele manteve a primeira posição e confirmou a vitória, deixando os companheiros de time Henk Lategan e Brett Cummings em segundo.
Lucas foi o terceiro mais rápido na especial de 307 quilômetros disputada em torno de Erfoud, em meio ao Deserto do Saara. Lategan, por sua vez, perdeu quase 50 minutos, com problemas em um dos diferenciais de sua Toyota GR Hilux DKR oficial. Agora é apenas o 22° na classificação acumulada.
Líder do W2RC, Nasser Al-Attiyah se recuperou da segunda-feira complicada para vencer o estágio, em dupla com Fabien Lurquin (Dacia Sandrider / Sandriders). Assim, abriu mais dois pontos em relação a Lucas (145 a 136) – entre os carros, a pontuação é distribuída ao fim de cada dia e, em maior quantidade, no resultado final. Cenário que, se mantido, deixaria o paulista em vantagem para confirmar uma conquista inédita.
Também na disputa, os atuais campeões do Sertões Petrobras Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota Hilux IMT Evo / SVR) enfrentaram problemas e concluíram a etapa em 29° lugar. Dificuldades também para Cadu Sachs, navegador da saudita Dania Akeel (Taurus T3 Max / BBR) na categoria Challenger (UTV T3). Em 16° no dia, a dupla caiu para a 13ª posição no rally.
Entre as motos, o vencedor do Sertões Petrobras 2025 Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy HRC) mostrou sua força para ser o mais rápido. O espanhol encostou no campeão mundial antecipado Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) na geral da prova. Apenas 43 segundos os separam.
Nesta quarta-feira, a caravana do Rally do Marrocos encara mais uma etapa em laço em torno de Erfoud. Serão apenas 3 km de deslocamento e 323 de especial, a mais longa desta edição da prova, que termina sexta-feira.