Lucas Moraes conquista vitória histórica para o Brasil no Mundial de Rally Raid

Enquanto o Sertões Series Tocantins encerrava a temporada nacional de rally raid, confirmando os campeões brasileiros de 2025, do outro lado do Atlântico um tricampeão do Sertões fez história. Lucas Moraes se tornou o primeiro piloto do país a vencer a classificação geral dos carros em uma prova do Mundial (W2RC).

Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, com a Toyota GR Hilux DKR T1+ Evo da equipe oficial Gazoo Racing, o paulista superou os maiores nomes da modalidade para se impor no BP Ultimate Rally Raid Portugal. Ao fim dos 2.416 km de percurso (dos quais 1.423 cronometrados), superaram adversários como Nasser Al-Attiyah, Sebastien Loeb e Carlos Sainz.

Lucas e Monleon assumiram a liderança de forma definitiva na terceira etapa e conseguiram sustentá-la nos dois dias restantes. O brasileiro precisou desafiar as ordens da equipe para confirmar a vitória em Lisboa. Os dirigentes da Gazoo Racing queriam que ele diminuísse o ritmo (ou fosse penalizado voluntariamente) para permitir que o sul-africano Henk Lategan, melhor colocado na classificação do campeonato, descontasse os 34 segundos de diferença entre eles.

Também na briga pelo título, Lucas preferiu manter o ritmo e ainda ampliou a vantagem para 53s. Ele segue para o Rally do Marrocos, de 10 a 17 de outubro, com 130 pontos, apenas um a menos que Lategan. A liderança é de Al-Attiyah (Dacia), com 140.

Outros destaques

A vitória de Lucas Moraes não foi o único resultado brasileiro de destaque no BP Ultimate Rally Raid Portugal. Ao lado de Luís Felipe Eckel, o tetracampeão do Sertões Cristian Baumgart (Toyota GR Hilux DKR / SVR) fechou a prova em quarto na geral dos carros e na Ultimate T1+, como melhor representante de um time privado.

Já Cadu Sachs, que havia sido segundo da classe Challenger (UTV T3) no Dakar, completou o rally português (que também percorreu trechos na Espanha) em quarto na categoria, navegando para a saudita Dania Akeel.

Nas motos, o vencedor do Sertões Petrobras 2025 Tosha Schareina (Monster Energy HRC) mostrou toda a sua qualidade com a segunda posição. Foi superado apenas pelo australiano Daniel Sanders (Red Bull KTM), invicto no Mundial 2025.