Lucas Moraes larga no Rally do Marrocos em busca do título mundial

O Mundial de Rally Raid (W2RC) chega à sua última prova com um tricampeão do Sertões na luta pelo título. Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR Evo / Gazoo Racing) iniciam, neste domingo (12), a disputa do Rally do Marrocos para uma decisão que promete ser emocionante. Aparecem em terceiro na classificação geral dos carros, a apenas 10 pontos do líder Nasser Al-Attiyah (Dacia), que passou a ter a seu lado o belga Fabien Lurquin.

Neste ano, o tradicional rally marroquino conta com um percurso de 2.300 quilômetros, dos quais 1.480 de especiais, divididos em prólogo e cinco etapas. Carros, motos, UTVs, quadriciclos e caminhões partem da cidade de Fez rumo a Erfoud, que será a base da competição da segunda à quinta etapa. Pela frente, além de trechos do Saara, as montanhas da Cordilheira do Atlas – uma região que se tornou lendária durante a fase africana do Dakar.

Lucas vem da vitória inédita no BP Ultimate Rally Raid Portugal, quando desafiou a orientação de sua equipe. A Toyota queria que o brasileiro invertesse as posições com o companheiro de time Henk Lategan, vice-líder do W2RC. O resultado deixou o paulista a apenas um ponto do sul-africano, justificando sua decisão.

Três outros brasileiros encaram o Rally do Marrocos 2025. Os campeões do Sertões Petrobras 2025 Marcos Baumgart e Kleber Cincea alinham com uma Toyota Hilux IMT Evo (semelhante à usada por eles no Brasil) da equipe SVR, ligada à filial sul-africana da Toyota Gazoo Racing.

Já Cadu Sachs (segundo colocado do Dakar na categoria Challenger dos UTVs) volta a formar dupla com a pilota saudita Dania Akeel, em um Taurus T3 Max da equipe BBR.

Nas motos, o título foi conquistado por antecipação pelo australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM), que quer fechar a temporada de forma invicta. Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy HRC), vencedor do Sertões Petrobras em sua estreia, vem do segundo lugar em Portugal é um dos candidatos ao pódio.