Lucas Moraes mantém vice-liderança no Abu Dhabi Desert Challenge

Terceiro dia do Abu Dhabi Desert Challenge (ADDC), válido como segunda prova do Mundial de Rally Raid (W2RC) e os brasileiros seguem brigando pelos primeiros lugares. Lucas Moraes e o navegador Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux T1+ / Gazoo Racing) mantiveram a vice-liderança na classificação geral dos carros. Já Marcos Baumgart / Kléber Cincea (Taurus T3 Max / XRally) seguem em terceiro na categoria Challenger (UTV T3).

Nesta terça-feira (25), os competidores, nas duas e quatro rodas, encararam um percurso de 388 quilômetros entre Mezeer’ah e o acampamento montado no meio do deserto para a etapa Maratona, em que apenas os próprios pilotos e navegadores se encarregam da manutenção dos veículos. Se as motos e os carros da classe Ultimate (T1+) completaram os 237 km cronometrados, para os UTVs a disputa terminou mais cedo, diante de uma nuvem de poeira que impediu o acompanhamento da caravana pelos helicópteros da organização.

Atual campeão mundial, Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider / Sandrider) assumiu a liderança do ADDC no acumulado, após vencer a terceira etapa ao lado do navegador Edouard Boulanger. Seus companheiros de time Sebastien Loeb / Fabien Lurquin, que começaram o dia à frente, foram penalizados em dois minutos por excesso de velocidade em uma zona de radar.

Lucas Moraes está a apenas 49s de Al-Attiyah / Boulanger e soma pontos importantes para o Mundial. Nesta terça, o tricampeão do Sertões precisou lidar com um furo de pneu ainda no primeiro quilômetro cronometrado e, após o contratempo, iniciou uma impressionante recuperação, que o levou ao terceiro tempo. O tricampeão do Sertões já havia sido o mais rápido na primeira etapa em Abu Dhabi, depois de dominar dois dias no Dakar.

Baumgart / Cincea também garantiram o terceiro lugar da etapa na Challenger. No acumulado, estão a 6min12 dos líderes Dania Akeel / Stephane Duple (Taurus T3 Max / BBR).

Entre as motos, nova vitória do espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda HRC) que, assim, recuperou a liderança geral. Aparece 1min25 à frente do australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM).

Nesta quarta-feira (26), os competidores rumam na direção inversa à da véspera, partindo do acampamento rumo a Mezeer’ah. Pela frente, 394 km, com 300 deles cronometrados. O Abu Dhabi Desert Challenge conhecerá seus vencedores quinta-feira, em Al-Ain.