
Lucas Moraes vence sétima etapa do Dakar 2025. Sachs é vice-líder na Challenger
Vitória brasileira na sétima etapa do Rally Dakar. Tricampeão do Sertões, Lucas Moraes, ao lado do navegador espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR Evo / Gazoo Racing) foi o mais rápido entre os carros no estágio cronometrado de 411 quilômetros em torno de Al Duwadimi.
A dupla superou por 7m41 os suecos Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist (Ford Raptor T1+ / M-Sport Ford) em um dia marcado pela chuva e por um erro no livro de bordo que levou a organização a neutralizar 20 km da especial, marcada pelas dunas e por trechos de piso calcário.
O paulista aproveitou bem a oportunidade surgida com o contratempo da véspera. Um problema na suspensão dianteira a caminho de Al Duwadimi fez com que ele e Monleon perdessem mais de duas horas para o reparo e tivessem de fazer a parte final da sexta etapa, nas dunas, à noite. Por largarem mais atrás neste domingo, contaram com os rastros dos demais concorrentes, o que ajudou na navegação e permitiu aumentar o ritmo.
“Tivemos a sorte de aproveitar das referências dos outros competidores. Como não tínhamos nada a perder, atacamos desde o começo. É muito bom ganhar mais uma etapa do Dakar, não é um resultado fácil e, além de tudo, somamos pontos importantes para o Mundial (W2RC). Acredito que a oitava etapa será parecida com essa e em seguida teremos pela frente a região do Empty Quarter”, resumiu Lucas Moraes. Ele ocupa agora o 15° lugar na classificação geral da categoria Ultimate (T1+).
Resultado positivo também para Marcelo Gastaldi e Adrien Metge (Century CR7 T1+ / Century Racing). O vencedor do Sertões 2023 nos carros e o bicampeão nas motos fecharam a etapa na décima posição. Após enfrentarem problemas na terceira etapa, eles aparecem em 21° no acumulado.
Dakar positivo também para Marcos Ermírio de Moraes, o MEM (pai de Lucas e por anos organizador do Sertões) / Maykel Justo (Toyota GR Hilux DKR T1+ / MEM – Overdrive). Eles ocupam o 20° lugar da Ultimate.
UTV
Na classe Challenger dos UTVs (T3), Cadu Sachs briga diretamente pela vitória. Ao lado do estreante português Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max / Red Bull Off-Road Jr. Team USA), o navegador paulista ocupa a vice-liderança. Eles aparecem a 30min11 dos argentinos Nicolas Cavigliasso / Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max / BBR), com cinco etapas ainda pela frente. Os vencedores serão conhecidos na sexta-feira (17).