
Mais um pódio para Lucas Moraes no Mundial de Rally Raid, agora na África do Sul
Lucas Moraes voltou ao pódio na terceira etapa do Mundial de Rally Raid (W2RC), o South African Safari Rally, na África do Sul. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, com a Toyota GR Hilux DKR T1+ do time oficial da fábrica japonesa (Gazoo Racing), o tricampeão do Sertões completou a prova inédita na terceira posição. Foram ao todo 2.645 quilômetros de percurso em torno de Sun City, dos quais 1.218 cronometrados, em um prólogo e cinco etapas.
Em um grid com três dezenas de inscritos na categoria Ultimate, a principal dos carros no Mundial, Lucas conseguiu se manter constantemente entre os cinco primeiros, mesmo sem conhecer o tipo de terreno (as savanas) e enfrentando as fortes duplas locais. Depois de um erro de navegação na penúltima etapa, sexta-feira, ele e Monleon andaram forte neste sábado. Ficaram com o segundo melhor tempo no estágio de 111 km, atrás apenas de Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Dacia Sandrider / Sandriders) e, assim, ganharam uma posição no acumulado.
“O carro estava muito rápido hoje, rasgamos a savana a 170 km/h, um foguete. É meu segundo pódio consecutivo em etapas do Mundial, então só posso agradecer a todos que apoiaram e torceram. Foi uma experiência nova e muito divertida aqui na África”, disse Lucas. Ele se mantém em terceiro na classificação do W2RC. Em fevereiro, havia sido o segundo colocado no Abu Dhabi Desert Challenge.
A vitória ficou com os sul-africanos Henk Lategan / Brett Cummings, a bordo de outra GR Hilux DKR T1+ da Gazoo Racing. Segunda posição final para Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Dacia Sandrider / Sandriders). Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Ford Ranger Evo Plus T1+ / NWM) abandonaram a prova na terceira etapa, a segunda perna da Maratona.
Nas motos, ninguém consegue parar o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM). Depois das vitórias no Dakar e em Abu Dhabi, “Chucky”, como é conhecido, também não deu chance aos rivais na África do Sul;. Terminou à frente do argentino Luciano Benavides, seu companheiro de equipe, e do atual campeão mundial Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport).