Mais uma marca tradicional reforça o grid das motos no Sertões 2025

A disputa entre as motos no Sertões 2025 ganhou mais uma marca de tradição. A BMW estará representada na 33ª edição do maior rally das Américas, de 26 de julho a 3 de agosto, com o roteiro ligando Goiânia à Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). Através de sua divisão de motocicletas (BMW Motorrad), a marca alemã alinhará duas big trail F 900 GS Pro, que serão pilotadas por Tiago Fantozzi e Tomaz Santos. A MSL Motorsports fornecerá o suporte técnico.

Fantozzi venceu o Sertões de 2001 nas motos. Em sua última participação sobre duas rodas (a edição 2022, dos 30 anos, com 7.600km de percurso), conquistou a quinta posição com um esquema privado. O gaúcho Tomaz, de 36 anos, foi um dos representantes brasileiros na última edição do GS Trophy, competição que reúne proprietários de motos da marca, com uma terceira posição na Namíbia. “É uma grande responsabilidade colocar a marca de volta no cenário, estreando na mais tradicional prova fora de estrada das Américas, em uma moto incrível como a F900, desenvolvida com o propósito de alta performance. Nossa missão é entregar o conjunto na rampa de chegada e mostrar o quanto é forte e acertada”, afirmou.

A BMW tem uma longa tradição nas provas de rally raid, com vitórias no Dakar na década de 1980. Mais recentemente, desenvolveu a G 450 X, que deu origem a um modelo de rally – Ramon Volkart o levou à oitava posição no Sertões 2010, mesmo ano em que o pentacampeão Zé Hélio comandou outro modelo. O saudoso português Paulo Gonçalves conquistou o título do Sertões 2013 com uma Speedbrain BMW G450 RR.

As big trails prometem uma disputa à parte este ano. Ricardo Martins, vencedor do Sertões 2020, comandará uma Yamaha Ténéré 700 pela equipe oficial da marca japonesa. A Ducati estreará na prova com sua Desert X, comandada por Adriano Galante.