
Moraes e Gastaldi têm bom começo em primeira etapa do Ruta 40
Primeira etapa positiva para os brasileiros no Desafio Ruta 40, penúltima prova do Mundial de Rally Raid (W2RC), na Argentina. Pilotos e navegadores encararam nesta segunda-feira 381 km cronometrados com largada e término em Córdoba. A grande parte deles em terra e cascalho, com trechos sinuosos e bastante navegação.
Lucas Moraes foi um dos destaques do dia. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon (Toyota GR Hilux DKR / Gazoo Racing), o bicampeão do Sertões BRB teve a nada fácil tarefa de ser o último a largar entre os carros, depois da quebra no prólogo da véspera.
Mesmo obrigado a lidar constantemente com as ultrapassagens dos veículos mais lentos, a dupla fechou a etapa na terceira posição da categoria Ultimate (T1+), a 5min51 dos vencedores Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR / Gazoo Racing).
Cristian Baumgart / Gustavo Gugelmin (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) fecharam com o sexto tempo da Ultimate (+13min43). O aniversariante Marcos Baumgart, ao lado de Kleber Cincea, não teve muito a comemorar no outro carro da equipe. A dupla enfrentou problemas e não completou o estágio.
Na classe Challenger (UTV T3), terceira posição para Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR). Os campeões do Sertões BRB ficaram a 9min08 de Rokas Baciuska / Sebastien Delaunay (Can-Am Maverick / Can-Am Factory), primeiros líderes da prova.
Nesta terça (4), os competidores do Ruta 40 encaram a etapa mais longa da competição, com 423 km cronometrados (724 km no total). Os vencedores serão conhecidos na sexta-feira.