Mundial de Rally Raid ganha novidade no calendário 2025, com etapa sul-africana

Divulgado nesta sexta-feira o calendário do Mundial de Rally Raid 2025 (W2RC). Com direito a uma novidade. Se o número de provas se mantém (cinco), o Ruta 40, na Argentina, dá espaço a um novo evento na África do Sul, o South African Safari Rally, de 18 a 24 de maio.

A organização ficará a cargo dos responsáveis pelo South African Rally-Raid Championship (SARRC), um dos mais fortes e tradicionais da modalidade no planeta. Para se ter uma ideia, na África do Sul está a sede da divisão da Toyota Gazoo Racing para a modalidade, bem como as sedes da Neil Woolridge Motorsports (NWM), que desenvolve as Ford Ranger T1 para a fábrica norte-americana, e da Century Racing.

Como é tradição, o Dakar abrirá a temporada, desta vez de 3 a 17 de janeiro, seguido pelo Abu Dhabi Desert Challenge, em fevereiro. Após o South African Safari Rally, será a vez do BP Ultimate Rally Raid Portugal, em nova data (22 a 28 de setembro). Logo antes do Rally do Marrocos, de modo a facilitar a logística das equipes e reduzir os custos de participação.

Segundo David Castera, diretor do Dakar e da A.S.O, promotora do Mundial, a ideia é manter uma alternância entre provas ao longo dos próximos anos. O que, logicamente, não se aplica ao Dakar.

Vale lembrar que o Sertões 2025 teve a data redefinida para o período entre 26 de julho a 3 de agosto, justamente para se ajustar ao calendário internacional. A temporada 2024 do W2RC chega ao fim na próxima semana (6 a 11 de outubro), com mais uma edição do Rally do Marrocos.