
“NBA no Sertão”: parceria que trouxe o basquete para o rally vira filme
O Sertões Petrobras 2025 não foi apenas dos carros, motos, UTVs e quadriclos acelerando ao longo de um percurso que os levou de Goiânia a Marechal Deodoro (AL). A 33ª edição do maior rally das Américas abriu espaço para outro esporte igualmente apaixonante: o basquete, através de seu melhor sinônimo: a NBA, liga profissional norte-americana, por meio de seu programa global de basquete juvenil, a jr. nba.
Crianças de 8 a 14 anos de escolas públicas das cidades atravessadas participaram das clínicas. De forma leve e divertida, puderam aprender sobre o esporte e praticá-lo. Nada de competição ou vencedores, mas um movimento que, pela reação delas, despertou a paixão pela bola ao cesto e plantou a semente.
Em algumas das paradas, como Bom Jesus da Lapa (BA), a quadra foi montada na própria Vila Sertões, unindo ainda mais dois universos que poderiam parecer distantes. Os meninos e meninas de Petrolina tiveram a chance de interagir com um craque que representou muito bem o Brasil na NBA: Alex Garcia, ala/armador que fez história com a camisa do San Antonio Spurs.
A parceria inédita se transformou em filme. “NBA no Sertão” resume essa aventura inédita que se uniu às diferentes iniciativas socioambientais desenvolvidas no Sertões Petrobras para deixar um legado concreto nas regiões atravessadas. Com realização da Madruga Filmes, o trabalho viaja pelo que foram dias capazes de mostrar a força do esporte e seu potencial transformador. Vale demais acompanhar.