Pódio em dose dupla para o Brasil no Abu Dhabi Desert Challenge

Pódio final para os três brasileiros que encararam o Abu Dhabi Desert Challenge (ADDC), segunda etapa do Mundial de Rally Raid (W2RC), encerrada nesta quinta-feira. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, Lucas Moraes, tricampeão do Sertões, confirmou a segunda posição com a Toyota GR DKR Hilux T1+ da Gazoo Racing, time oficial da marca japonesa.

A dupla foi superada apenas por Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Dacia Sandrider / Sandriders), que fecharam as cinco etapas e 1.186 quilômetros cronometrados com 2min28 de vantagem. Lucas foi o mais rápido no primeiro estágio e se manteve constantemente entre os melhores apesar de alguns contratempos, como pneus furados na disputa através da imensidão de areia e dunas do deserto Rub’Al Khali.

“Fiquei feliz pelo nosso desempenho e pelo ritmo forte – mantê-lo por cinco dias é muito difícil. A navegação do Armand foi fundamental e o trabalho da equipe com o carro fantástico. Estamos fortes para chegar bem no fim do Mundial”, destacou Lucas Moraes, que lembrou do desfecho bem mais positivo que o de 2024. No ano passado, ele também andava entre os primeiros, quando um princípio de incêndio tirou a dupla da prova.

Com o resultado no ADDC, Lucas e Armand chegaram aos 59 pontos na classificação do W2RC, liderada por Al-Attiyah / Boulanger, com 72 e três provas ainda restando (África do Sul, Portugal/Espanha e Marrocos).

Já Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Taurus T3 Max / BBR – XRally) se adaptaram com extrema facilidade à categoria Challenger (UTV T4), depois de fazerem a temporada 2024 do Mundial com um Prodrive Hunter T1+ da Ultimate. Os campeões do Sertões 2021 nos carros confirmaram a terceira posição final em sua classe, com o modelo desenvolvido na Holanda ocupando os três primeiros lugares. A saudita Dania Akeel e o francês Stephane Duple ficaram com a vitória na geral.

Hegemonia

Sobre duas rodas, o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) mostrou ser o grande nome deste começo de temporada. Após conquistar o Dakar pela primeira vez, repetiu o desempenho no Abu Dhabi Desert Challenge, superando Ricky Brabec e Tosha Schareina, ambos com as Honda CRF 450 Rally da Monster Energy Honda HRC.

O calendário do Mundial faz uma pausa para retornar de 18 a 24 de maio, com a primeira edição do South African Safari Rally, na África do Sul.