Problemas mecânicos tiram Lucas Moraes da luta pela vitória no Marrocos

Rodrigo Gini

Uma quarta-feira complicada para Lucas Moraes (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Toyota Gazoo Racing) no Rally do Marrocos, quinta e última prova do Mundial de Rally Raid (W2RC). Depois de vencer a segunda etapa, na véspera, o tricampeão do Sertões e seu navegador, o espanhol Armand Monleon, enfrentaram problemas no trecho cronometrado que levou a caravana de Zagora a Mengoub (325 quilômetros).

A dupla parou para reparar o pedal do acelerador e, na tentativa do conserto, acertou um componente do freio dianteiro. Eles conseguiram seguir na disputa, mas completaram o dia a 1h17min44 dos mais rápidos, Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Dacia Sandrider T1+ / Sandriders).

“Foi um pouco de falta de sorte, mas o lado bom é que abrimos a prova por mais de 120 km com certa tranquilidade até termos o problema no freio, sem cometer erros. O erro acabou sendo que, em uma das tentativas de arrumar o pedal do acelerador que tinha quebrado, acabamos batendo numa alavanca e isso afetou o freio dianteiro. Não foi nosso dia”, explicou Lucas. Com o resultado, ele e Monleon caíram da terceira para a 13ª posição geral. O brasileiro e o espanhol lutam por um lugar no pódio final do Mundial.

Também na Ultimate, 12º lugar na etapa para Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally), o que valeu a 11ª posição no acumulado do Rally do Marrocos.

Sétima posição de Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) na classe Challenger dos UTVs. O tempo perdido na primeira etapa explica o 15º lugar dos atuais vice-campeões do Sertões entre os carros na soma das etapas da prova marroquina. Assim como Lucas, eles defendem a terceira posição na classificação do Mundial 2024.

Novo líder

Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) ficou com a vitória depois que o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) acabou punido por excesso de velocidade em uma zona neutralizada. De quebra, Sanders assumiu a liderança da prova, 11min26 à frente de Schareina.

Ainda com chance de conquistar o título, o francês Adrien van Beveren (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) é o terceiro na classificação do Rally do Marrocos. Está duas posições à frente de Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motosport), que segue no comando do Mundial.

A prova disputada no norte da África mostrou sua face trágica na primeira etapa. O motociclista francês Frederic Baudry sofreu uma queda em um trecho de dunas e, apesar do socorro imediato, não resistiu aos ferimentos.

Nesta quinta-feira (10) a penúltima etapa do Rally do Marrocos será disputada em forma de laço, com largada e chegada em Mengoub. Serão 377 km, dos quais 315 cronometrados.