Sertões conquista o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025

Mais acostumado a oferecer troféus aos melhores dos eventos de suas três verticais – Motorsport (Rally), Mountain Bike e Kitesurf -; o Sertões também recebeu o seu, na noite desta segunda-feira (8), com todos os motivos para se orgulhar. O Hub Sertões Sustentável – nosso Palco é o Brasil –; projeto que reúne as ações socioambientais mantidas pelo Instituto Sertões, foi agraciado com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na categoria Gestão / Governança. O anúncio foi feito durante a cerimônia de premiação, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém (PA).

Em sua 12ª edição, o prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com a missão de fomentar o desenvolvimento do turismo responsável, promover boas práticas e criar um ambiente favorável à evolução do setor. Neste ano, foram inscritos 109 projetos, representando 19 estados e o Distrito Federal. Destes, 56 superaram a primeira fase, dentre os quais 30 se tornaram finalistas. Fernanda Hummel, Head de Sustentabilidade e Turismo, e Mariana Geissler Guedes, bióloga e integrante da equipe ambiental, representaram o Sertões no evento desta segunda.

“Estamos imensamente honrados em receber o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025. Este reconhecimento é um reflexo do compromisso do Instituto Sertões com ações socioambientais que promovem um legado positivo nas comunidades onde atuamos. Nosso projeto Hub Sertões Sustentável reafirma nossa missão de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, integrando práticas responsáveis em todos os nossos eventos. Continuaremos a trabalhar para que o esporte seja uma força de transformação e desenvolvimento sustentável no Brasil. É poeira com propósito”, destaca a CEO do Sertões, Leonora Guedes.

Fernanda, por sua vez, lembra do desafio de trazer o conceito socioambiental para o esporte. “O Prêmio Braztoa conta com a chancela da ONU Turismo e, para nós, recebê-lo proporciona reconhecimento e visibilidade ao trabalho do Instituto Sertões com foco nos eventos esportivos. Mostramos que mesmo competições no esporte motor podem ser sustentáveis e gerar impactos positivos e legados reais. Estamos evoluindo com o objetivo de nos tornarmos cada vez mais um modelo de sustentabilidade”.

Hub Sertões Sustentável – nosso Palco é o Brasil 

Através de várias frentes, o Sertões atua para proporcionar um legado socioambiental concreto; garantir a preservação dos diferentes cenários em que se desenrolam seus eventos e formar as futuras gerações.

Ações como a gestão de resíduos que inclui não só a coleta de resíduos recicláveis e sua destinação correta em todos os eventos da plataforma, mas também (no caso do rally) o recolhimento do óleo lubrificante descartado dos veículos de competição e do óleo de cozinha usado pelas equipes para transformação e reaproveitamento, respectivamente, como óleo comercial e sabão. No Sol Sertões Kitesurf, uma iniciativa em parceria com a HStern foi responsável pela retirada de seis toneladas de rejeitos do litoral cearense em 2024. Neste ano, as praias do Futuro, em Fortaleza; e de Guajiru, em Trairi, também no Ceará, receberam mutirões de limpeza.

Além disso, palestras de educação ambiental; a criação de hortas pedagógicas em escolas públicas e oficinas para criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis também integram o Hub Sustentável. E como uma das premissas do ESG, todos os eventos realizados pelo Sertões têm as emissões de carbono neutralizadas.

A preocupação com as pessoas e seu futuro também se manifesta através dos atendimentos de saúde da SAS Brasil, organização social nascida no rally e que se tornou referência nacional e internacional em telemedicina. Ou no Concurso de Artes, que convida estudantes do Ensino Fundamental a se manifestarem, em desenhos ou redações, sobre temas ligados à sustentabilidade e ao mundo em que vivem. O Projeto Carência Menstrual age para atenuar uma triste realidade: a das meninas e mulheres que têm a educação e a vida prejudicados pela falta de absorventes.

Outro problema que ainda persiste nos destinos por onde o Sertões passa é a falta de água tratada e saneamento básico -; que está sendo mitigado em parceria com a Conasa Infraestrutura por meio da doação de filtros de água de baixo custo (e da orientação às comunidades para replicá-los) e estações de tratamento de água a escolas.