
Sertões em luto, com o adeus a Leandro Fernandez Rad
Uma sexta-feira triste para a Família Sertões com a morte, aos 48 anos, de Leandro Fernandez Rad. O gaúcho encarou três edições do maior rally das Américas (2019, 2020 e 2021), sempre sobre duas rodas e como parte da categoria Self. Disputou também o Sertões Sul, em 2021.
Rad levou para a poeira uma paixão que o fez se tornar referência na motovelocidade como piloto – conquistou três títulos de seu estado e dois campeonatos paulistas -; mas também como instrutor, trabalhando na formação de destaques da modalidade. Foi ainda um dos poucos brasileiros a encarar (e completar) a lendária subida internacional de montanha de Pikes Peak, nos Estados Unidos.
A melhor participação no Sertões foi justamente a mais recente, há quatro anos, em um roteiro concentrado no Nordeste. Rad foi o sétimo na Self (11° na Moto 3), em um rally repleto de desafios. Luxou a mão no primeiro dia; se chocou com um UTV, precisou trocar o motor de sua moto após a quebra sem auxílio externo, como prevê o regulamento. E resumiu seu sentimento ao receber a medalha em Tamandaré (PE). “Não importa o tamanho do troféu ou da medalha, que é apenas uma recordação. O que importa é a experiência, a dedicação, a determinação e a certeza de ter feito o seu melhor”.
Obrigado Rad, por personificar o espírito do Sertões. Nesse momento, nos unimos à dor de familiares, amigos e amantes do esporte.