TBT Sertões: em ano de pandemia, rally também ganhou edição virtual

Ao longo de suas 33 edições, o Sertões Petrobras percorreu mais de 200 mil quilômetros levantando poeira Brasil afora. O que muita gente talvez não saiba é que o maior rally das Américas também contou com uma edição virtual, em meio a um período complicado. História que a gente conta no TBT Sertões dessa semana.

O ano de 2020 ficou tristemente marcado pelo início da pandemia de Covid-19, o que exigiu cuidados especiais e modificou a rotina das pessoas em todo o planeta. A disputa do Sertões daquele ano só se tornou possível em uma data atípica (novembro). Em boa parte do primeiro semestre a recomendação das autoridades de saúde era de isolamento, o que levou muitos municípios a determinarem períodos de lockdown. Os eventos esportivos pararam por completo, à espera de condições mais favoráveis.

Surgiu então a ideia: por que não trazer os protagonistas do rally de verdade para o mundo digital e mantê-los em ação? Uma parceria com a PlayStation; a ApexGT/AD78 e a Motul deu origem ao Sertões Virtual, em maio daquele ano. Entre os mais de 60 inscritos, vários destaques da competição real, que se enfrentaram nas especiais Sardenha Moinhos de Vento (3.310m – 14 curvas); Colorado Springs (2.990m – 15 curvas) e Fishermans Ranch (6.893m – 40 curvas) do Gran Turismo Sport.

A disputa começou com uma rodada de classificação que selecionou os 16 mais rápidos. A chave da fase decisiva foi montada de acordo com os tempos de classificação – o mais rápido contra o 16º tempo e assim por diante.

O emparelhamento da competição colocou frente à frente, em uma das semifinais, o navegador campeão do Sertões do ano anterior, Kaíque Bentivoglio, e o também navegador Cadu Sachs que, quatro anos depois também conquistaria o rally. Melhor para Cadu, que avançou à decisão.

Na outra série, um duelo de xarás: de um lado, Lucas Moraes, que vinha da primeira de suas três vitórias no Sertões. Do outro, Lucas Teixeira, piloto mineiro também com participações de destaque na prova. Vitória do atual campeão mundial de rally raid, que competiu com a decoração estilizada da equipe MEM.

O tira-teima decisivo foi uma melhor de três. Cadu foi o mais rápido na especial Colorado Springs, mas Lucas o superou tanto na Sardenha Moinhos de Vento quanto na Fishermans Ranch para se tornar campeão do desafio.

“Foi uma experiência muito legal, nunca imaginei correr um rally virtual. O que posso dizer é que a emoção é muito parecida com o real, é bem intenso. Há 6 meses que entrei no mundo dos games e nunca tinha jogado o Gran Turismo. Foi um prazer disputar com a fera que é o Cadu”, resumiu Lucas.