TBT Sertões: o dia em que o rally foi enredo e levantou poeira na avenida em SP

Carnaval é sinônimo de festa, samba e… rally. Se você duvida, então embarque com a gente no TBT Sertões dessa semana que começou animada, com multidões ganhando as ruas de todo o país.

A volta no tempo vai até 2012, quando o Sertões Petrobras chegou à sua vigésima edição. E se tornou enredo da X-9 Paulistana no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo – “Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil, a X-9 paulistana num grande rally desbrava os sertões dessa gente varonil!”.

O Sambódromo do Anhembi se encheu de laranja, em conjunto com o verde e o vermelho da escola da Vila Guilherme. O desfile destacou a riqueza cultural e turística do Brasil; a preocupação com o meio ambiente e o trabalho social. O traje da comissão de frente incluiu capacetes e a ala das crianças trouxe carros nos adereços de cabeça.

Não faltaram destaques no chão e nos carros alegóricos, como a apresentadora Luize Altenhofen; a ex-BBB Maíra Cardi e a eterna chacrete Rita Cadillac. E uma musa que uniu o samba e o rally de forma perfeita: Helena Soares que, além de nome tradicional no carnaval paulistano, pilotou em sete edições do Sertões, a mais recente delas em 2020.

E é claro que mais personagens do maior rally das Américas não poderiam faltar. O piloto Fabrício Bianchini desfilou no asfalto. E um carro alegórico reuniu rostos conhecidos como os do bicampeão Reinaldo Varela; de Tuca Porreta, a “Lenda do Sertões”; do hoje diretor de Segurança Du Sachs e do diretor de rally da CBM Adilson Kilca. E um dos mais animados da noite foi “um certo” Lucas Moraes. O atual campeão mundial de rally raid integrava naquela época a equipe da Dunas, organizadora do Sertões, então comandada por seu pai, Marcos Ermírio de Moraes, o MEM.

O público vibrou com o samba que deu o recado na última estrofe: “Chegou a hora da largada, além do horizonte encontrar. A consagração, e o orgulho de ser campeão”.