Válido pelo Brasileiro de Rally Raid, RN 1500 define vencedores

O Brasileiro de Rally Raid 2025 avançou com a 27ª edição do Rally RN 1500. Para os carros (CBA), a segunda prova do campeonato. Motos e UTVs (CBM) abriram a temporada, em um roteiro de cerca de 1.100 quilômetros, dos quais 860 cronometrados, atravessando Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Mais uma vez, a travessia dos caminhos do Sertão do Cariri e a areia junto ao litoral potiguar fizeram parte do percurso.

Nas motos o francês Adrien Metge (IMS Yamaha), bicampeão do Sertões e maior vencedor do RN 1500 sobre duas rodas, enfrentou problemas mecânicos que o tiraram da disputa pela liderança. Caminho aberto para a vitória de Martin Duplessis (Honda Racing). A equipe comandada por Dário Júlio, aliás, garantiu as quatro primeiras posições. Destaque para o segundo lugar na geral e primeiro na Moto 2 de Bruno Crivilin. Dono de 12 títulos brasileiros e um português de Enduro, ele se adaptou rapidamente ao Rally Raid. Foi o mais rápido em dois dos quatro dias de competição.

Outro que promete ser uma atração no campeonato, Romain Dumontier fechou a prova em terceiro, ainda em adaptação às características dos ralis brasileiros. Além de ter disputado uma temporada do Brasileiro de Enduro, o francês foi campeão mundial na Rally 2 em 2023 (venceu o Dakar na categoria) e, atualmente, é piloto de testes e desenvolvimento da Honda.

O grid dos UTVs foi o mais numeroso e, desta vez, as diferenças não foram tão apertadas quanto de costume. Bruno Varela / Ari Fiúza (Monster Energy Varela Rally) superaram os atuais bicampeões do Sertões Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Bompack Racing) por 8min04. Terceira posição para Bruno Varela / Matheus Mazzei (Monster Energy Varela Rally), dupla que, em 2022, conquistou a edição de 30 anos do Sertões.

Entre os carros, vitória inédita de Pedro Queirolo / Lauro Sobreira, com o Buggy Giaffone V8 da R.Mattheis. Superaram Ricardo Maia / Arthur Di Pace (Mitsubishi L200 Triton / Cajupi Rally Team), com Gutemberg Rocha / Marcus Chagas (Mitsubishi Triton Sport R / Accert Competições) na terceira posição.

Para motos e UTVs, o RN 1500 foi válido também pelo Latino-Americano FIM. O próximo desafio do Brasileiro é o Rally Minas Brasil, em maio. O Sertões 2025 e o novo Rally do Tocantins são as provas decisivas do campeonato.